Teacher & Researcher – Cerca de 10 anos de experiência, com passagem por diversas escolas, com projetos ou vanguardistas ou, pelo menos, diferentes entre si; escolas essas essencialmente privadas e dos principais centros urbanos de Portugal, Porto e Lisboa, com alunos sobretudo do Ensino Secundário regular e dos grupos disciplinares de Economia e de Matemática. Atualmente, Alexandre Tomé está interessado num desafio no Ensino Superior.

Durante o ano sabático entre 2022 e 2023, foi iniciada uma investigação em projetos e sistemas de educação, conforme já indicado na breve biografia da home page, que se pretende continuar em 2024 bem como a sua formalização apartir da entrada em doutoramento em Ciências da Educação, com o propósito de identificar quais as características aparentemente transversais, quais as exclusivas de cada um deles, bem como a sua análise SWOT adaptada tanto quanto possível a cada cultura, de forma a poder aferir sobre a possibilidade de propor um modelo que reúna o melhor de cada uma delas e flexível o suficiente para poder ser replicável em diferentes contextos.

Assim, o papel de professor, aqui, assume particular importância como forma de experimentar, nos laboratórios naturais de sala de aula, o conhecimento em permanente crescimento e desenvolvimento, trabalho este conectado com o de consultor e formador também.